sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um caso de sucesso... Graças às dicas do nosso blog

Esta semana, recebi um recado muito bacana de um dos seguidores do blog. Vejam só o depoimento:

"Estou lhe enviando algumas fotos do meu guarda roupas organizado.

Segui as dicas do blog Organizar para viver melhor  e consegui dar um fim na bagunça.

Não tirei fotos da forma como estava antes, pois dava vergonha. Mas agora estou satisfeito com o resultado.

Lembrando que iniciei o processo de organização no interior do carro, em seguida tive coragem de encarar o guarda roupas e já estou utilizando as dicas no meu local de trabalho. (Uilder - Esmeraldas / MG)"

E para matar a curiosidade de todos, seguem as fotos que ele me enviou.


Parabéns ao Uilder pela persistência e dedicação! Espero que nossas dicas continuem ajudando você e tantos outros a por fim na bagunça física e mental provocadas pela desorganização.

Até mais!

Rafela Lima

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ganhei um selinho...

Olá,

Estou muito feliz por ter recebido um selinho da minha amiga Paula Brêda do blog Organize sua Casa.

Vejam só:

Até mais!!


Rafaela Lima

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como me manter organizado?

crédito da imagem: au.af.mil

Faço parte da Comunidade Casa Cláudia e através dela recebi uma pergunta de outro membro da comunidade sobre organização.

Como acredito que outras pessoas podem ter a mesma dúvida, resolvi posta-la na íntegra e juntamente a resposta.

Desde já agradeço a Dilce pela colaboração por compartilhar sua dúvida com tantas outras pessoas que visitam nosso blog.

Pergunta:

"Oi Rafaela, amo quem consegue organizar e manter organizado os espaços, sou totalmente desorganizada, com muita dificuldade coloco as coisas em ordem de vez em quando, mas quando vejo já está tudo bagunçado novamente, se puder me diga como manter organizado por favor, sei que é continuar arumando sempre mas, o tempo e a pressa são nossos inimigos, eu sou Dilce, bjos."

Resposta:

Para manter organizado não é necessário arrumar sempre, pelo contrário, quando se tem disciplina, a desorganização não toma conta da nossa vida e consequentemente, temos mais tempo para curti-la.
Tenha sempre esta frase em mente: "Um lugar limpo não é o que se limpa mais, mas o que se suja menos" e na organização também é deste jeito.
As pessoas podem aprender a ser organizadas, desde que se disciplinem a colocar de volta no lugar tudo que retiraram. Se já utilizou algo e não vai mais precisar, coloque em seu lugar imediatamente, NUNCA deixe para depois, pois é assim que a bagunça se acumula e não conseguimos por fim em tudo, já que o tempo é um bem cada vez mais precioso.

Uma organização completa pode demorar muito dependendo da situação do local. Caso tenha condições de contratar uma "personal organizer", ela fará uma consultoria inicial para saber sobre seus hábitos de vida e adequará a organização de acordo com suas necessidades e de sua família, e então dará a tudo um destino certo e individualizado. A partir daí, é só manter. Mas é claro que a "personal" lhe dará um mini-curso com as técnicas adotadas e mais uma vez, disciplina e vontade são essenciais.

Caso não tenha condições de contratar uma ajuda profissional, você mesma e sua família, é claro, podem se mobilizar para organizar a casa. Delegue um lugar para cada item por categoria, por exemplo: uma gaveta só para meias, uma só para calcinhas, uma parte do armário da cozinha para sacaria (sacos de arroz, feijão, farinhas, macarrão), outra só para eletrodomésticos (batedeira, liquidificador, processador, etc), outra para enlatados, enfim, agrupe-os seguindo algum critério lógico para você e sua família. Mas faça aos poucos, pois com certeza não conseguirá organizar toda a casa num só dia.

Após a organização feita, mesmo que seja somente numa gaveta, se comprometa a sempre deixa-la da maneira como a encontrou: experimentou um par de meias que não vai usar, coloque-a exatamente do mesmo jeito que estava e pegue outra. Faça com que esta atitude se torne um hábito natural.

Espero que tenha te ajudado.

Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

Rafaela Lima

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Organizando gavetas: Panos de prato

Normalmente as gavetas de panos de copa e cozinha são dobrados e colocados uns sobre os outros empilhados. Uma das desvantagens deste método é que normalmente utilizaremos os itens que se encontram em cima e os panos, principalmente os de cores brancas, que ficam no fundo da gavetas ficarão amarelados pela falta de utilização. Outra desvantagem é a dificuldade de manutenção da gaveta organizada pois, não há padronização das dobras.

Um método de organização muito bom é a de arquivamento, na qual os itens são dispostos em forma de arquivo, facilitando o acesso e a visualização de todos os itens ao se abrir a gaveta.

Veja abaixo um antes e depois destes métodos. 
Viu como fica muito melhor a organização por arquivamento?

Até mais!

Rafaela Lima

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Arrumar e Organizar. Você sabe a diferença?

Para estabelecer esta diferença vamos primeiramente recorrer ao dicionário.

Arrumar: pôr vários objetos de modo que ocupem o menor espaço possível, pôr no seu lugar ou em lugar apropriado, encontrar cômodo ou ocupação.

1- Para exemplificar: Na gaveta do seu escritório, tem uma gaveta com clips, borracha, gominhas, lápis, vários itens soltos na gaveta.
Ao arrumá-la você coloca tudo numa necessaire ou outro compartimento. Pronto! Sua gaveta está arrumada, porém não está organizada. Já, já vai saber por quê.

Agora vamos ao significado de organizar.

Organizar: Dispor, pôr em ordem, colocar de forma regular.
E como organizar também quer dizer pôr em ordem, vamos ao significado de ordem: disposição conveniente, regularidade.

2 - Exemplificando: Você resolve de fato organizar sua gaveta! Mesmo com a falsa impressão de que tudo está organizado, você demora algum tempo para localizar os itens dentro da necessaire. Então você faz o seguinte:

- Separa os clipes pequenos, médios e grandes e os acondiciona, separadamente, em algum compartimento,

- Coloca as gominhas numa caixinha,

- Coloca um organizador de gavetas e dispõe itens utilizados com mais freqüência como lápis, caneta, borracha, régua, tudo bem visível.

Agora ficou claro? Percebeu como no segundo exemplo a disposição dos itens foi feita de forma regular e criteriosa?

Para organizar é preciso seguir algum critério de categorização observando diversas variáveis como freqüência de uso, tamanho, cores, tipo, etc. Já arrumar é somente dispor de forma que ocupe o menor espaço possível, sem se preocupar com variáveis importantes como a facilidade e rapidez de acesso.

Viu como organizar seu espaço é importante? Mesmo que pense que perdeu apenas alguns poucos segundos ou minutos para encontrar algo, pode ter certeza que no fim este tempinho vai fazer uma grande diferença.



crédito: superziper.com e criativasempre.blogspot


Até mais!

Rafaela Lima

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails